terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Conheça os filmes mais vistos no Outro Cine em 2014

E lá se vai mais um ano. Chegamos ao fim de 2014, que não foi ano fácil. Um ano de Copa do Mundo e de eleições. O pessimismo do velho complexo de vira-latas e pensamentos que já se julgavam ultrapassados saíram do armário e deram as caras mostrando que, lamentavelmente, somos um País com uma grande parcela de pessoas com ideais reacionários. Enquanto isso, o Outro Cine, que há muito estava parado, voltou a cena.

Neste ano de retomada, o Outro Cine teve um especial de Copa do Mundo, exibindo curtas-metragens dos países participantes. Faltou só um pouquinho pra cumprir o desafio auto-imposto, uma tarefa complicadíssima pois achar filmes de alguns países foi quase impossível. Não cumpri totalmente o desafio, faltou apenas filmes dos países do grupo H. No entanto, se pensarmos que dos 32 países faltaram apenas quatro pra figurar, foi um saldo bem positivo. Prometo que ainda postarei os curtas que faltaram.

Durante as eleições, enquanto a ultra-direita vociferava preconceitos e seus máximos expoentes comandavam hordas de raivosos, reproduzindo e vomitando o ódio vindo da grande mídia, o Outro Cine não se calou. E como contribuição: Curtas que de alguma forma combatessem o ideal nefasto e saudosista da ditadura militar que se espalhou como vírus em parcela conservadora da população.

curtas, médias, curta-metragem, média-metragem, cortos, cortometrajes, short films, documentário, filmes, filme, película
Os CINCO mais assistidos em 2014 no Outro Cine
Foram 65 postagens nesse ano. Se considerarmos as 52 semanas que o ano tem, foi uma média de 1,25 postagem por semana. Pouco. Pouco se pensarmos no ano inteiro. No entanto, se levarmos em conta que o blog voltou em Junho, parou novamente em Agosto, com uma solitária postagem em Setembro, retomando outra vez em Novembro. Então, pensando bem, desconsiderando a postagem única do mês nove, foram só quatro meses de atividade intensa, aí a média sobe pra quatro postagens por semana. Dessas 65 postagens, 51 foram com filmes. Excelente então! Somados aos 121 que Outro Cine já contava, encerramos o ano com 172 produções, de todos os tipos e de todos os continentes.

Entre os filmes postados em 2014, vamos aos cinco mais vistos. São quatro curtas-metragens e um média-metragem. Entre os cinco, apenas um é documentário, os demais são ficções. Nenhum país se repetiu entre os top 5. Confiram abaixo de onde são essas produções campeãs de audiência no Outro Cine:

5º lugar - Alemanha com o curta-metragem Spielzeugland

4º lugar - Honduras com o curta-metragem El Profe

3° lugar - Colômbia com o curta-metragem Juego de Niños

2° lugar - Brasil com o documentário média-metragem O Complexo de Vira-Latas

1º lugar - Portugal com o curta-metragem Shadows (Sombras)


Perdeu algum desses filmes? Aproveita e clica nos respectivos títulos que ainda dá tempo de ver eles em 2014.

Nenhum comentário: