terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Animação mexicana com dose de Humor Negro - Curta-metragem

curta-metragem, cortometraje, short film, court métrage, cortometraggio, animación, cartoon, curtas, assista, kurzfilm
Sin Sostén. Animação mexicana carregada de humor negro 
Assista Sin Sostén, uma sombria animação stop motion mexicana. Realizada em 1998, foi o primeiro curta-metragem que o animador René Castillo utilizou a técnica clay animation, posteriormente René tornou-se referência no México desse estilo de animação. Sin Sostén, na tradução literal para o português "Sem Sutiã", é sobre um homem seduzido pela futilidade dos anúncios publicitários no derradeiro instante que decide acabar com a própria vida. Exibida na seleção Oficial de Cannes, esta animação recebeu diversos prêmios internacionais. Eu não sei, pode ser uma impressão minha, mas achei Sin Sostén com alguma coisa similar ao longa-metragem australiano Mary e Max (2009), pode ser pelo humor negro, o clima soturno, o drama, talvez os traços dos bonecos, não sei definir bem o que. Entretanto, por ter sido produzido onze anos antes, é possível que o curta mexicano, ou outro trabalho de René Castillo, de alguma forma possa ter influenciado o filme australiano. Mas é apenas um suposição. Se tiver a fim de dizer o que acha, escreve nos comentários!
Sin Sostén


Sinopse
Numa cidade hostil, um homem insignificante decide tirar a própria vida. Na sua queda ao vazio é resgatado e seduzido pelos supérfluos encantos do mundo publicitário.

Gênero Animação
Diretor René Castillo / Antonio Urrutia
Ano 1998
Duração 5'50
Cor Colorido
País México

Prêmios
- Prêmio da Crítica Internacional de Melhor Curta-metragem, na XIII Muestra de Cine Mexicano de Guadalajara, México 1998.
- Prêmio de Melhor Fotografia, no Primeiro Festival Internacional de Curtas-metragens "Expresión en Corto" en San Miguel de Allende, Guanajuato, México 1998.
- The Golden Space Nedle Award como o Melhor Curta-metragem, no Seattle International Festival de Washington, Estados Unidos 1998.
- Colón de Ouro de Melhor Curta-metragem e de Público, no XXIV Festival de Cine Iberoamericano de Huelva, España 1998.
- Prêmio do Público, no São Paulo International Short Film Festival, Brasil 1998.
- Pitirre de Melhor Animação, no San Juan Cinemafest, Puerto Rico 1998.
- Ariel de Melhor Curta-metragem de Animação, México 1999.

Nenhum comentário: