sexta-feira, 11 de julho de 2014

Grupo G - E.U.A. curta-metragem

curta-metragem, short film, corto, court metrage
Se no futebol os EUA ainda não são nenhuma potência, no cinema são os que comandam a indústria cinematográfica. Em termos de números de filmes, não são os maiores produtores (Nigéria e Índia estão bem a frente), porém, o cinema estadunidense é o mais rentável e suas produções dominam, com raras exceções, o mercado mundial. Pode-se dizer que sua indústria cinematográfica é uma de suas grandes ferramentas de dominação cultural e econômica. Suas superproduções dependem do mercado externo pra pagar as fortunas investidas e pra isso suplantam os mercados locais, quando não conseguem isso, acham um jeito de associar-se a eles. Mas, claro que nem só de blockbusters vive o cinema estadunidense, filmes autorais e os ditos independentes estão entre os melhores do mundo. Reproduzo aqui pequeno trecho de artigo da Wikipédia que expressa bem melhor do que eu consigo sobre o cinema dos Estados Unidos da América: "O cinema dos Estados Unidos, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem-sucedidas indústrias de entretenimento do mundo. Apesar de nem todos os filmes dos Estados Unidos serem produzidos em Hollywood, a localidade tornou-se sinônimo desta indústria nacional. A influência do cinema americano no resto do mundo é avassaladora e permanece, geralmente, como uma referência para o público que, em termos gerais, prefere esta cinematografia aos filmes do seu país".

curta-metragem, short film, corto, court metrage
JET. Homem atormentado resolve tomar uma atitude
Com muitas escolas de cinema, surgem grandes cineastas a cada instante nos EUA. Não diferente de qualquer outro lugar, a maioria inicia-se nos curtas-metragens. O short film selecionado pra representar o país aqui na Copa de Curtas é um suspense psicológico. Jet é um homem emocionalmente abalado que, no momento em que pensa atentar contra a própria vida, vê uma garotinha ser arrancada da calçada. O clima iniciado de forma tensa  piora quando o personagem, que também dá título ao filme, decide agir. Sem diálogos, o filme faz algumas críticas com sutileza, há conteúdo nas entrelinhas onde a história se desenvolve sem explicação pré-mastigada. Fato curioso é que o diretor e roteirista, Jordan Chesney, ao produzir o roteiro do seu primeiro curta, decidiu filmá-lo, tudo num só dia, ao invés de escrevê-lo, resultando em Jet (O Roteiro), rodado com menos de duzentos dólares e que acabou se tornando, além de um ensaio geral, um storyboard visual. Menos de um ano depois, Chesney captou sua versão definitiva do curta, desta vez com um orçamento de US$ 10.000. Depois de assistir o filme abaixo, quem tiver curiosidade de assistir Jet (O Roteiro) e ver o que mudou de um pra outro, assista aqui http://vimeo.com/67713686
Jet


Sinopse
Jet é um homem infeliz cujos planos são frustrados por uma menina. Apanhado no meio de um crime perturbador, ele será capaz de salvar a vida da menina, e sua própria, ou será que suas decisões podem destruir os dois?

Gênero Ficção
Diretor Jordan Chesney
Elenco Mark Scarboro, Rachel St. Gelais, Brett Gentile, Tom Scott
Ano 2013
Duração 8min
Cor Colorido
País EUA

Nenhum comentário: