quarta-feira, 11 de junho de 2014

Grupo B - Chile curta-metragem

Cortometrajes, curtas, short film
O chamado grupo da morte desta Copa do Mundo é justamente o Grupo B, no qual o Chile se encontra. A seleção chilena precisa superar Espanha, Holanda e Austrália pra ficar em primeiro da sua chave e ainda torcer pra que o Brasil, seu verdadeiro carma futebolístico, igualmente se classifique em primeiro do grupo A pra não enfrentá-lo na próxima fase. Dessa forma ao menos seriam duas seleções sul-americanas com chances de seguir em frente sem a necessidade de uma ter que eliminar a outra. Agora o cinema. A produção chilena talvez viva o seu maior momento. Dominado por jovens cineastas que aprenderam a contar histórias sensíveis com roteiros mais introspectivos, o cine chileno vem conquistando diversos festivais internacionais. Segundo matéria de 2012 do jornal O Globo, o "Chile faz o cinema mais interessante da América Latina". Lamentavelmente por estes lados chega pouco dessa nova safra de longas chilenos.

Chile cortometraje, short film
Mundo de SONHOS. Roberto Farías em El Tesoro de los Caracoles
Enfim, vamos ao cortometraje que representa o Chile nesta Copa do Mundo de curtas-metragens do OutroCine. O selecionado se chama El Tesoro de los Caracoles e tem como figura central Quique, um rapaz com deficiência intelectual que acredita ter encontrado um tesouro guardado por caracóis. O filme transita entre o drama e a comédia. A incapacidade do jovem de discernir fantasia e realidade comove, ao mesmo tempo que é engraçado ver a estupidez ingênua de Quique, que mora com um pai passivo e a mãe superprotetora. Com uma baita fotografia e interpretação convincente de Roberto Farías, não é difícil entender como El Tesoro de los Caracoles faturou uma dezena de prêmios pelos mais de 30 festivais que participou. Entre no mundo de Quique e se delicie com uma chuva de sonhos.
Yerko Herrera
El Tesoro de los Caracoles


Sinopse
Depois de encontrar um tesouro valioso, Quique comete um crime. Sua mãe traça um esquema para encobrir o crime e manter as jóias.

Gênero Ficção
Diretor Cristián Jiménez
Elenco Roberto Farías, Luz Jiménez, Hugo Medina, Alejandro Trejo
Ano 2004
Duração 15min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Chile

Nenhum comentário: