terça-feira, 22 de março de 2011

Tsunami Peruano

Um tsunami arrasa tudo o que vê pela frente: carros, casas, animais, sonhos e, pior de tudo, famílias inteiras. Este é o tema do curta-metragem peruano Soñe Estar Aqui. O filme mostra o retorno de um homem ao seu povoado costeiro que foi destruído pela força esmagadora de um maremoto. Vencedor do Festival de Cortometrajes ARFA 2001 na categoria Prêmio do Público, o curta foi gravado no balneário peruano de La Punta-Camana, lugar que foi verdadeiramente assolado por um tsunami gerado após o terremoto que afetou o sul do Peru em 2001.

Soñe Estar Aqui


Sinopse
Um homem viaja para ver a sua família, entretanto, encontra seu povoado devastado por um tsunami. No meio da dor da perda ele se depara com uma inesperada surpresa.

Gênero Ficção
Diretor Roger Solis / Gianni Chirinos
Elenco Roberto Damiani, Maria Esperanza Damiani, Tatiana Valdivia
Ano 2001
Duração 6'30''
Cor P&B
País Peru

domingo, 13 de março de 2011

Vítimas do Tsunami - Documentário Chileno

Nesta quinta-feira (10), o município de São Lourenço do Sul (RS) foi invadido por uma enxurrada, provocada pela forte chuva que fez rios e arroios transbordarem. Um dia após, nova catástrofe. Neste último dia 11 de março, o maior abalo sísmico da história do Japão gerou um terrível tsunami no Oceano Pacífico. Países da América do Sul, como Chile e Peru, estão em alerta. Qual a conexão entre os dois fenômenos? Provavelmente nenhuma. No entanto, existe uma eterna comoção apocalíptica que, volta e meia ressurge, aumentando o temor de um final dos tempos. O cinema, sempre atento aos filões de mercado, criou um gênero (ou quem sabe subgênero) de filmes sobre catástrofes que enaltecem o fim do mundo. Não mostraremos aqui tais produções, nos fixaremos em dois curtas sobre o tema tsunami. O primeiro é um documentário chileno sobre o tsunami provocado pelo terremoto ocorrido em 2010. Na próxima postagem apresentaremos um curta-metragem peruano sobre a dolorosa perda provocada por um devastador maremoto. O doc chileno é um filme institucional realizado pela ONG Save the Waves em parceria com a produtora Perrorata Producciones.

De Pie


Sinopse
Save The Waves vai ao Chile para fornecer ajuda de emergência do terremoto e do tsunami para as áreas costeiras mais atingidas pelo desastre no Chile, em 27 fevereiro de 2010.

Gênero Documentário
Diretor Angel Marín
Ano 2010
Duração 5'09''
Cor Colorido
País Chile

sexta-feira, 4 de março de 2011

Uma História de Amor, duas Bicicletas

Solidário aos ciclistas do movimento Massa Crítica, atropelados durante uma manifestação pacífica, e em repúdio ao ato assassino do motorista, que agora alega insanidade, o OutroCine publica outro curta-metragem com tema centrado no veículo mais ecológico criado até hoje. Biciclette, filme italiano dirigido por um coletivo de realizadores, mostra os encontros e desencontros de um provável casal de ciclistas.

Biciclette


Sinopse
Dois pares de pedais pedalam para Pisa, cada um em sua bicicleta. Eles se encontram, se chocam, encontram e se desencontram, até que não precisarão mais de duas bicicletas.

Gênero Ficção
Diretor Gruppo Mannamanna
Elenco Fabio Pracchia, Valentina Chinca
Ano 2006
Duração 5 min
Cor Colorido
Bitola miniDV
País Itália

terça-feira, 1 de março de 2011

Dilemma - em repúdio ao atropelamento dos ciclistas

Em solidariedade aos ciclistas do movimento Massa Crítica, que sofreram na última sexta-feira (25) um atentado enquanto realizavam um ato em favor do ciclismo em Porto Alegre, publicamos este curta-metragem holandês, no qual um homem faz de tudo para salvar um menino ciclista do atropelamento iminente.

Dilemma


Sinopse
Um menino desconhecido pedala sua bicicleta e brinca de corrida com um praticante de jogging. Até que, inesperadamente, este homem se vê ante um delicado dilema.

Gênero Ficção
Diretor Boris Paval Conen
Elenco Marcel Hensema, Tom van Seijen, Jack Bontekoe, Herman Hafkamp, Tanya Antonowycz
Ano 2005
Duração 9'40"
Cor Colorido
País Holanda